domingo, 28 de novembro de 2010

Medidores de Pressão 3

Instrumentos padrão

Manômetro de tubo - Instrumento histórico, pois serviu a Boyle para determinar a pressão estática de fluidos, em 1662. Empregado para medidas de pressão de fluidos em regime permanente e em condições controladas, é um instrumento padrão para as pressões na faixa de 2.54 milímetros de coluna d'água (cerca de 25 Pa) até 0.7 MPa, com incertezas que variam de 0,02 a 0,2 % da leitura.
No caso dos manômetros de tubo em U, da figura que segue, a diferença entre a pressão pA e a pressão de referência do sistema pB é dada em função da altura h.



Manômetro de poço - Similar ao de tubo em U, opera apenas com uma escala de medida, como mostra a figura:


Manômetros inclinados - Também de escala única, localizada no tubo inclinado (ver próxima figura), tem a vantagem de operar com escalas de maior graduação que os manômetros verticais, para a mesma variação de pressão. O ângulo α é de cerca de 10º em relação à horizontal, e chega-se a medidas de ± 0.254 mm.


 

Barômetros - Seu desenvolvimento se deve à Torricelli, e destina-se a medida da pressão absoluta do ar atmosférico. Trata-se de um caso particular do manômetro de poço, e sua incerteza de medição pode variar na faixa de 0,001 a 0,03 % da leitura. A figura que segue mostra seu funcionamento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário